domingo, 5 de janeiro de 2014

Ano novo, que ano é este!
Como podemos glorificar a Deus neste novo ano.

Amados em Cristo Jesus estamos no início de um novo ano, e todos que aqui estão tiveram planos e sonhos neste ano que passou. Posso dizer que o ano de 2013 para alguns foi um ano de conquistas, para outros talvez não,  mas uma coisa é certa,  todos fizeram projeções e traçaram metas. Amados, quantos planos não alcançados, quantos projetos desfeitos por coisas tão pequenas, quantas atitudes que vocês como corpo de Cristo deixaram de realizar, atitudes que deveriam glorificar a Deus, mas pela falta do engajamento deixaram de magnificar e glorificar o Senhor; como corpo de Cristo precisamos entender que estamos caminhando em uma terra estranha, somos peregrinos como nos diz o escritor ao Hebreus "Pela peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; [...] Pois ele esperava a  cidade que tem  seus alicerces, cujo arquiteto é  Deus." (Hb 11.9a, 10) Estamos sim em uma terra estranha; uma terra que  está muito distante da qual almejamos alcançar, mas não podemos perder a fé, pois fomos chamados para exaltar e glorificar ao Deus trino nesta terra. Paulo nos exorta quando escreve aos Tessalonicenses: "Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai". (Cl 3.17)

Santos em Cristo Jesus, diante de tais circunstâncias quero chamar a vossa atenção para as palavras de Jesus no evangelho de João.

"Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor. Todo ramo [...]" (Jo 15.1-8)

1. A soberânia de Deus

Queridos, o texto que lemos é conhecido como a parábola da videira verdadeira, nela o Senhor está mostrando aos seus discípulos de que forma eles dariam continuidade a sua missão. Ao olharmos um pouco atrás vemos o Senhor fortalecendo seus discípulos (14.1-4), logo após ao fortalecimento Ele mostra que Ele é o caminho para o Pai (14.5-14), depois o Senhor faz a promessa do Espírito Santo (14.15-30), e então lhes conta uma parábola. Amada igreja, é preciso entender que todos estes   acontecimentos   estão    ligados,    pois  eles  culminarão   na crucificação, morte e ressurreição do  Senhor. Mas, nesta noite (hoje) vamos nos ater ao texto da parábola.  Logo  de  imediato  podemos  ver Deus  demonstrando  a  sua  soberânia através da pessoa de Jesus Cristo, Ele diz "Eu sou a  videira", Jesus está usando uma linguagem de campo nesta parábola;  uma linguagem muito conhecida no antigo Israel, pois o Senhor está lembrando seus discípulos que Deus Pai esta sempre presente, atento ao que está acontecendo com seus filhos, por isso Ele diz aos  discípulos  "Eu  Sou"  a  videira  verdadeira,  em  outras palavras  Ele  está  dizendo:  é  através  de  mim  que  vocês  recebem  os poderes   para seu fortalecimento.  Igreja,  neste  texto  é  evidente  o aspécto   da soberânia de Deus, pois ao olharmos para  o  verso seguinte vemos de forma clara o cuidado que o agricultor tem com os ramos (igreja).
Queridos irmãos em Cristo Jesus, sabemos que para vide dar bons frutos é necessário que haja a poda, pois quando um ramo es seco (sem vida) este é cortado, caso contrário ele poderá prejudicar todo desenvolvimento dos outros ramos. Assim, o agricultor os retira e cuida dos que estão produzindo frutos, para que dêem mais fruto ainda; de forma analógica podemos dizer que o Senhor realiza algo renovador em suas vidas "mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40.31) estes ramos recebem os nutrientes e as proteínas todos os dias, pois, estão ligados na videira verdadeira, isto é, de Cristo Jesus.

2. Limpos pela Palavra

Neste ponto é importante entender que o Senhor está falando aos seus discípulos, eles o conheciam a um bom tempo, tinham aprendido muitas coisas com seu mestre, certamente seus comportamentos eram outros; veja bem, " estão limpos", eles tinham sido transformados pelas palavras de Jesus. Desta forma, podemos dizer que toda  igreja ou quase toda está limpa, pois dia após dia, semana após semana, domingo após domingo, a Palavra de Deus é anunciada neste púlpito. Assim, eu os exorto a produzirem frutos de arrependimento que venham glorificar o Senhor. Quando estamos limpos pela palavra produzimos tais frutos: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão  e domínio próprio". (Gl 5.22,23a) Como povo eleito de Deus; somo lavados e remidos pelo sangue de Jesus Cristo somos convocados a dar frutos.

3. Não podemos dar frutos por si mesmo
Ao olharmos para as palavras seguinte de  Jesus,  vemos  a  exortação que os discípulos recebem; "permaneçam em mim" e "eu permanecerei em vocês". Queridos irmãos, ao olharmos para o desenvolvimento da história da igreja especialmente a narrativa do nascimento, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo; vemos  que o Senhor sempre esteve ensinando e capacitando seus discípulos a darem continuidade ao anúncio das boas novas. Em outras palavras o Senhor estava dizendo aos discípulos, o mundo precisa saber "quem "Eu Sou" em vocês, e quem vocês são em mim". Em certo sentido está é a posição da igreja.
Veja bem, ninguém pode produzir fruto por si mesmo. Assim, não podemos caminhar confiando na força do próprio braço, em nossas estratégias, nossas pré-concepções. Amados, infelizmente muitos que se dizem cristãos se esqueceram de Deus e do seu poder, nem se dão conta do evento que dividiu o mundo, evento que produziu a salvação da humanidade, isto é, de todos os que crêem; os cristãos não estão cultivando um verdadeiro relacionamento com Deus, não oram e logo não conseguem ouvir Deus falando. Queridos, é necessário que o corpo de Cristo permaneça nEle, pois assim os discípulos poderiam dar frutos para glória de Deus, é muito importante que a igreja permaneça em Cristo e em sua Palavra para alcançar o crescimento saudável.
Ele é a videira verdadeira, precisamos entender isso de uma vez por todas. Pois somos apenas "ramos", logo dependemos  dEle,  queridos não é possível produzirmos frutos por nós mesmos. Os frutos se desenvolvem quando estamos nEle e Ele em nós, este é o único caminho para produziremos muitos frutos, pois quando estamos fora dEle não podemos fazer nada, absolutamente nada!

4. Ramos secos

A exortação do Senhor vai além, Ele diz: "Se alguém não permanecer em mim, será como ramo que é jogado fora", como membros  do corpo de Cristo não devemos nos acomodar, tais pessoas são como ramos secos e estes eu diria, não terminam bem.


Certa feita o Senhor havia estado diante de uma figueira, Ele esperava colher algum fruto desta figueira, mas não o encontrando Ele à "amaldiçoou" pela falta do fruto, foi um fim trágico para esta figueira. Desta forma, eu lhes pergunto; Que tipo de ramos a igreja de hoje é? Quais são os frutos que ela produz, são frutos que glorificam ao Deus trino, ou frutos que não o glorificam?
Amados, como igreja somos chamados a dar testemunho de Jesus Cristo, e através de nossas obras, atitudes devemos ser o reflexo da glória de Deus a fim de exaltar a Cristo Jesus nosso Senhor. Isto será possível se as palavras do Senhor permanecer cravada e aplicada nos corações destes ramos, ai sim o Pai será glorificado pelo fato do corpo produzir muito fruto; somente assim, a igreja  (ramos)  poderá  dizer que é a luz que ilumina o caminho até Cristo.

Aplicação

Diante de tudo isso que foi dito! Qual será o posicionamento que a igreja de Jesus Cristo deverá tomar para glorificar a  Deus  neste  novo ano? A palavra de Deus nos deu algumas respostas sobre como devemos nos comportar, e quais atitudes devemos ter. Como membros do corpo de Cristo, precisamos demonstrar para o mundo a nossa volta que de fato permanecemos no Senhor, a videira verdadeira. Pois, através dEle  temos  condições  de  transmitir fielmente o caráter de filhos de Deus em Cristo Jesus.
Como igreja precisamos entender que o mundo está nos olhando, o mundo está na espectativa de ver alguma coisa diferente, eu diria um evangelho de poder. Assim, como os discípulos eram vistos como um povo diferente em seu tempo, precisamos ser vistos como um povo separado, diferente, que conduz a mensagem das boas novas, mensagem que pode transformar o  mundo  a  nossa  volta  (pecadores em remidos, feridos em sarados, desesperançados em homens e mulheres cheios de esperancas, mortos em vivificados pelo poder da palavra de Deus), amados jamais devemos esquecer as palavras do Senhor. "Eis que estou convosco todos os  dias,  até  a  consumação dos seculos, Amém!" (Mt 28.20b)

Igreja, se o Senhor é por nós, quem será contra nós. (Rm 8.31b)

Quem nos serparará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angustia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Pois  estou  convencido  de  que  nem  morte  nem  vida,  nem  anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro,  nem  quaisquer  poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa  na  criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 8.35-39)

Oração

Senhor, na sua infinita misericórdia olha pra nós homens e mulheres pacadores, precisamos estar mais entregues a ti, pois somente o Senhor tem palavras de vida eterna, somente o Senhor pode suprir nossas necessidades, perdoa-nos o Deus por ficarmos longe, distantes da videira verdadeira, atrainos a ti oh Deus, para que possamos receber di ti os nutrientes e as vitaminas necessárias para realizarmos a tua obra! Senhor ilumina-nos pelo teu Espírito que é Santo, para que tadas as nossas atitudes glorifiquem a ti, e somente a ti. Senhor que a gloria seja tua, o louvor seja teu hoje e todo sempre, amém!



Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário